Alessandra_Buosi.jpg

Graduada em Fonoaudiologia pela Unesp, em 1996, Alessandra Gomes Buosi teve o interesse pela área despertado ainda na infância, quando se impressionava com as dificuldades de alimentação e comunicação de uma prima que tinha paralisia cerebral. De lá pra cá, investe constantemente em sua formação e aprimoramento em cursos como:

- Intercâmbio do setor de Fonoaudiologia na Universidade da Flórida (1996)

- Especialista em voz (2001)

- Especialista em motricidade orofacial, enfoque em Neonatologia e Pediatria (2009)

- Aperfeiçoamento em transtornos de aprendizagem (2009)

Em 2010, concluiu o mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. A partir daí, atou na área de neurologia infantil - especificamente com transtornos da deglutição e necessidades complexas de comunicação - utilizando PECS, PCS e Bliss. Em 2014 iniciou seus estudos em PODD E Core words, o que considera um grande divisor de águas na carreira. Passou então a dedicar-se à formação completa no método PODD de comunicação alternativa no exterior com:

- visita e supervisão em possibilidades de acesso em CSA - Fondosa - Espanha (2010)

- visita e supervisão em recursos tecnológicos para acessibilidade em CSA - Helpicare - Tecnologie Assitive per la Disabilitá - Itália (2011)

- Workshop básico do método PODD e Estágio observacional no Montefiore Medical Center (NYC) com enfoque em Sindrome de Rett (2014)

- Workshop "Reading and Writing for individuals with Rett Syndrome: The four blocks” Montefiore Medical Center NYC (2016)

- Visita e acompanhamento de intervenção no ELS Language Center, Miami (2016)

- Formação introdutória no método PODD, Region One ESC – Edimburg (2016)

- Formação avançada no método PODD, Region Four ESC – Houston (2016)

- Estágio na “Raríssimas – Associação Nacional de Deficiências Mentais e Raras - Sistema Makaton” em Portugal (2017)

Também em 2017, obteve a formação como PODD Presenter Brasil com Gayle Porter, a fonoaudióloga australiana criadora do método. O título qualifica Alessandra Buosi a capacitar outros profissionais em PODD no país no nível introdutório. Em 2018, participou de visita ao Cepec e escola da região para observação da atuação de Gayle Porter e equipe, em Melbourne (Austrália).

De lá pra cá foram diversos workshops pelo país, supervisões de equipes, capacitação de escolas entre outros trabalhos incluindo Brasil e Portugal,  em busca de comunidades cada vez mais comunicativas!

Alessandra G. Buosi
CRFa 2-8.246