Acerca de

Curso online - Implementando a CSA 1

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSO DE 04/07 A 04/09/2022

Bem-vinda(o) ao curso online “Implementando a CSA 1: Habilidades Importantes em Sistemas Robustos de Comunicação”!
 
Aqui você vai descobrir de maneira técnica e dinâmica como implementar recursos de Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) para ajudar a promover a inclusão comunicativa! Se você também acredita que é nosso dever permitir que pessoas com necessidades complexas de comunicação possam se expressar de forma eficiente, você está no lugar certo! Vamos começar?


SOBRE A COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
 

A Comunicação Suplementar Alternativa (CSA) pode ser definida como uma forma de se comunicar que não seja pela fala. A CSA engloba métodos, recursos, estratégias e sistemas destinados a pessoas com necessidades complexas de comunicação, como é o caso daquelas que têm o diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), paralisia cerebral, apraxia de fala ou alguma síndrome rara.
 
Complementar ou substituir a fala de forma temporária ou definitiva é o objetivo da CSA, uma área do conhecimento que atua nas questões da linguagem, interação e comunicação. Nos últimos tempos, muito se fala em acessibilidade física, mas não se deve esquecer da importância da acessibilidade comunicativa. A Comunicação Suplementar Alternativa foi criada para possibilitar uma comunidade realmente inclusiva, onde todos tenham o direito de se expressar.

O QUE É O CURSO ONLINE “IMPLEMENTANDO A CSA”
 
Elaborado pelas fonoaudiólogas da clínica Clarear Alessandra Buosi, Fernanda de Souza Mendes e Luciana Leal – com ampla formação e experiência em CSA – o  curso atende a uma grande procura por indicação e implementação de recursos de Comunicação Suplementar Alternativa.
 
O crescimento dessa demanda foi observado especialmente durante o início da pandemia da Covid-19, quando o curso online foi desenvolvido para levar a um maior número de pessoas esse aprendizado.
 
A comprovação de que a iniciativa pioneira do lançamento desse curso era necessária veio pelo número de participantes ao longo do ano de 2020: listas de espera foram necessárias para as aulas ao vivo, com turmas que totalizaram cerca de 250 alunos! Muitos deles ainda não contavam com um sistema de CSA, mas finalizaram o curso conseguindo colocar em prática a implementação dos recursos de comunicação alternativa!
 
QUEM PODE SE INSCREVER?
 
Qualquer pessoa que se interesse por Comunicação Suplementar Alternativa e queira colocá-la em prática! O curso foi pensado especialmente para profissionais (fonoaudiólogos, pedagogos, cuidadores, entre outros) e familiares de pessoas com necessidades complexas de comunicação, mesmo sem conhecimento prévio de CSA.
 
COMO O CURSO É DIVIDIDO?

 
Em quatro módulos, o curso tem carga horária de 8 horas com aulas gravadas e lives ao vivo, e traz um passo a passo claro e objetivo daquilo que é essencial saber para implementar a CSA:
 
1 - Modelagem em CSA: modelar é aliar a indicação dos símbolos visuais do recurso de comunicação alternativa à fala das palavras. Essa prática é estratégia primordial em termos de implementação de sistemas robustos de CSA, sejam eles em alta ou baixa tecnologia. Saber realizar uma modelagem adequada é fundamental para que o desenvolvimento de linguagem aconteça de modo amplo durante todo o processo de desenvolvimento do usuário de CSA.
 
2 - Como se tornar um parceiro de comunicação eficiente: quem pretende facilitar o desenvolvimento da linguagem auxiliada por símbolos precisa trabalhar diversas habilidades, abordadas neste módulo. Nele, são oferecidas ferramentas e estratégias que – se utilizadas com persistência – tornam pais, terapeutas e professores parceiros de comunicação realmente eficientes.
 
3 - Seleção de vocabulário em CSA: – por onde começar: este módulo aborda um ponto importante na implementação de um sistema de CSA, que é contar com recursos bem preparados. Os participantes aprendem como selecionar o vocabulário e estrutura-lo adequadamente, preparando-se assim para um ensino efetivo.
 
4 - Aspectos de linguagem para indicação de recurso de CSA: a aula final do curso trata de alguns dos principais questionamentos dos participantes – qual o ponto de partida e qual o melhor recurso para cada caso? Este módulo mostra qual o raciocínio clínico norteia a escolha de um recurso de CSA.

QUAL É O MATERIAL UTILIZADO NO CURSO?
 
Os participantes recebem pranchas de comunicação, textos, indicações de sites com conteúdo confiável e de qualidade, além de apostilas com todos os slides do curso e folhas de registro importantes para o processo. Todo material utilizado e disponibilizado aos alunos foi desenvolvido a partir de evidências científicas somadas à experiência com implementação de recursos de CSA em crianças e adolescentes.
 
COMO É A INTERAÇÃO COM OS ALUNOS DURANTE O CURSO?
 
O curso tem o objetivo de oferecer embasamento teórico e de evidências que permeiam o trabalho com CSA somado às vivências clínicas das profissionais que desenvolveram as aulas. Por isso, a troca de experiência é parte essencial do curso, que além das aulas gravadas oferece acesso a três horas de interação ao vivo para esclarecimento de dúvidas.
 
QUAIS HABILIDADES TEREI AO FINALIZAR AS AULAS?
 
Ao final do curso, quem participa mostra-se capaz de:
- realizar modelagem aberta em situações estruturadas e do cotidiano;
- colocar em prática a preparação do ambiente para estimular o uso da CSA;
- identificar e aproveitar cada oportunidade de utilização da comunicação alternativa;
- construir pranchas de comunicação;
- reconhecer um sistema robusto de comunicação, entre outros aprendizados!

VEJA O QUE DIZ QUEM JÁ REALIZOU O CURSO!

 

Cândida(1)PB.jpg

Cândida Andrade,

mãe do Francisco (Recife – PE)

A comunicação alternativa é uma nova língua, então precisamos apreender como vamos nos comunicar com os usuários para sermos um parceiro de comunicação efetivo.

O curso nos ajuda a facilitar o uso das ferramentas, a aproveitar

as oportunidades de comunicação e nos inserem nessa nova forma de comunicar, que trouxe ao meu filho a possibilidade de ter experiências em que a linguagem é condição imprescindível.

Rebeca_PB_01.jpg

Rebeca Benassi,

psicóloga (Curitiba – PR) 

Fazer o CSA 1 foi uma experiência sem igual. A partir dali, passei a repensar e rediscutir muitas das estratégias de comunicação dos meus pacientes.

Marina_PB.jpg

Marina Venturini Portela,

mãe do Pedro (São Paulo – SP)

O curso de CSA foi transformador! Alessandra te pega pela mão e mostra de um jeito leve e fácil de entender os caminhos pra colocar em prática a comunicação alternativa, dando exemplos práticos e ideias incríveis, além de uma didática impecável. Muito orgulho por termos uma profissional tão completa disseminando conhecimento de ponta.

Mônica Fortes(3) copyPB.png

Mônica Fortes,

fonoaudióloga (Curitiba – PR) 

Como traduzir conhecimentos de

linguagem em comunicação alternativa? Tá aí. Um curso que realmente associa

a teoria à prática.

Eu super indico.

IMG-20220217-WA0009.jpg