Luciana Leal.JPG

Luciana Leal de Sousa formou-se em Fonoaudiologia no ano de 2008 pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e tem sua experiência profissional e foco de estudos na atuação com o público materno-infantil e infantil.

Em 2009, especializou-se em Disfagias Orofaríngeas pela Universidade de São Paulo (USP). No mesmo ano atuou em hospitais e em equipes de cuidados paliativos no ambiente domiciliar, além de participar de capacitação para a Iniciativa Hospital Amigo da Criança.

A partir de 2011, concentrou trabalho e estudos em Aleitamento Materno e Saúde Fonoaudiológica, Fonoaudiologia e Saúde Mental, Humanização nas Práticas de Saúde e Atuação Fonoaudiológica no Cuidado Materno-Infantil. Atuou em unidade básica de saúde e hospital vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) com estratégias de prevenção e promoção de saúde.

Foi a partir de 2015 que deu início ao trabalho com crianças com necessidades complexas de comunicação (NCC) na Clarear, realizando cursos como Atuação Fonoaudiológica em Comunicação Suplementar e Alternativa, Eletroestimulação Transcutânea, PECS, Apraxia de Fala na Infância.

Em 2016, cursou especialização em Fala e Linguagem pela Unifesp. Desde então tem se dedicado à formação na área com cursos como:

- Introdutório do Método Hanem

- Comunicação Alternativa e seus Instrumentos

- Introdutório de PODD

- Comunicação Alternativa: Recursos e Estratégias para Intervenção

- Introdutório da Abrapraxia de Apraxia de Fala na Infância

- Histórias Sociais

- Introdutório Prompt

- Power Academy Snap+corefirst

- DTTC

- Aplicativos para CAA

- DIR-101

- Matriz de Comunicação

- Uso da Bandagem na Clínica

- Terapia em Fluência e Tecnologia

- Disciplina Positiva.

Em 2020, participou da elaboração do curso online Implementando a Comunicação Alternativa I, concluiu a elaboração e publicou na Conferência Internacional - Isaac 2020 a "Biblioteca de Imagens com Adaptação Visual para uso de CSA em crianças com deficiência múltipla sensorial-visual", bem como a "Evolução pragmática em crianças após um ano de implementação do PODD" e iniciou a participação como membro do grupo de estudos de CSA da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. 

Permanece dedicando-se à terapia fonoaudiológica para crianças com NCC, presencial e online, bem como realizando supervisões à profissionais, familiares e equipes escolares.

Luciana Leal de Sousa

 

CRFa 2-16873