
Luciana Leal de Sousa formou-se em Fonoaudiologia no ano de 2008 pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e tem sua experiência profissional e foco de estudos na atuação com o público materno-infantil e infantil.
Em 2009, especializou-se em Disfagias Orofaríngeas pela Universidade de São Paulo (USP). No mesmo ano atuou em hospitais e em equipes de cuidados paliativos no ambiente domiciliar, além de participar de capacitação para a Iniciativa Hospital Amigo da Criança.
A partir de 2011, concentrou trabalho e estudos em Aleitamento Materno e Saúde Fonoaudiológica, Fonoaudiologia e Saúde Mental, Humanização nas Práticas de Saúde e Atuação Fonoaudiológica no Cuidado Materno-Infantil. Atuou em unidade básica de saúde e hospital vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) com estratégias de prevenção e promoção de saúde.
Foi a partir de 2015 que deu início ao trabalho com crianças com necessidades complexas de comunicação (NCC) na Clarear, realizando cursos como Atuação Fonoaudiológica em Comunicação Suplementar e Alternativa, Eletroestimulação Transcutânea, PECS, Apraxia de Fala na Infância.
Em 2016, cursou especialização em Fala e Linguagem pela Unifesp. Desde então tem se dedicado à formação na área com cursos como:
- Introdutório do Método Hanem
- Comunicação Alternativa e seus Instrumentos
- Introdutório de PODD
- Comunicação Alternativa: Recursos e Estratégias para Intervenção
- Introdutório da Abrapraxia de Apraxia de Fala na Infância
- Histórias Sociais
- Introdutório Prompt
- Power Academy Snap+corefirst
- DTTC
- Aplicativos para CAA
- DIR-101
- Matriz de Comunicação
- Uso da Bandagem na Clínica
- Terapia em Fluência e Tecnologia
- Disciplina Positiva.
Em 2020, participou da elaboração do curso online Implementando a Comunicação Alternativa I, concluiu a elaboração e publicou na Conferência Internacional - Isaac 2020 a "Biblioteca de Imagens com Adaptação Visual para uso de CSA em crianças com deficiência múltipla sensorial-visual", bem como a "Evolução pragmática em crianças após um ano de implementação do PODD" e iniciou a participação como membro do grupo de estudos de CSA da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.
Permanece dedicando-se à terapia fonoaudiológica para crianças com NCC, presencial e online, bem como realizando supervisões à profissionais, familiares e equipes escolares.
Luciana Leal de Sousa
CRFa 2-16873