Possibilidades em CSA

CLAREAR_LW-8988.jpg

Além do PODD, a clínica Clarear utiliza outros métodos de comunicação alternativa, de alta e baixa tecnologia, conheça alguns deles:

 

- Bliss: sistema dinâmico capaz de representar conceitos abstratos. O significado de cada símbolo é aprendido em relação à lógica que envolve o sistema como um todo. O vocabulário é constituído por categorias, sendo que cada uma apresenta um cor específica e são divididas por conjunções, adjuntos, substantivos, pronomes, verbos, expressões e outros termos necessários à formação de frases simples ou complexas.

Fonte: https://www.blissymbolics.org/

 

- Core Words: o método utiliza palavras centrais que constituem a maior parte de tudo o que dizemos para permitir que pessoas com necessidades complexas de comunicação se comuniquem. O acesso rápido a essas palavras essenciais, seja por aplicativos ou pranchas de baixa tecnologia, permite a formação das próprias frases, permitindo que se expresse uma ampla variedade de ideias, além de trabalhar a gramática, o que faz do método também uma ferramenta para alfabetização.

 

Fonte: http://corevocabulary.weebly.com/ https://praacticalaac.org/ 

 

- Makaton Signs: sistema que utiliza sinais e símbolos para auxiliar na comunicação. O método é baseados na linguagem dos sinais, porém utilizado em conjunto com a fala em todos os momentos e na ordem gramatical das palavra, sendo personalizado de acordo com as necessidades do indivíduo e no nível adequado a cada um.

Fonte: https://www.makaton.org/

 

- PECS (Picture Exchange Communication System): sistema de comunicação por troca de figuras baseado nos princípios da Análise Aplicada do Comportamento. O sistema ensina o indivíduo a comunicar-se de maneira funcional para algumas funções de linguagem, principalmente quando ela não é facilmente compreendida por pessoas não familiares. Durante sua implementação, tem como principal estratégia a troca de figuras para ensinar no concreto a troca comunicativa.

 

Fonte: https://pecsusa.com/