E-book comemora 10 anos da Clarear

Lançamento do livro "Kiaro e Suas Palavras" é parte da celebração de uma década da clínica, que também passa a contar com site para maior interação com o público

A Clarear completa 10 anos em 2021, uma data importante que é comemorada com duas novidades: o lançamento deste site e também do

e-book “Kiaro e Suas Palavras”. De autoria da fonoaudióloga fundadora da clínica, Alessandra Buosi, e de seu filho Luigi Buosi, a publicação conta a história de um papagaio que não consegue falar, mas que tem muito a dizer.

“A inspiração para a história do Kiaro veio de um livro da fonoaudióloga americana

Gretchen Storm, criadora do personagem ‘Bruce’, um gorila que usa um sistema

de comunicação alternativa”, conta Alessandra.

Depois de entrar em contato com a autora e traduzir o livro dela para o português, a fonoaudióloga da Clarear pensou sobre a importância de um representante nacional das crianças brasileiras com necessidades complexas de comunicação. “E assim nasceu o Kiaro, que vem da palavra ‘chiaro’, em italiano, que significa ‘claro’ e que também é a origem do nome da clínica Clarear”, explica.

O livro “Kiaro e Suas Palavras” foi escrito junto ao filho Luigi, de 8 anos, que desde que nasceu vive o universo da Comunicação Suplementar Alternativa, acompanhando o trabalho da mãe, e que garantiu um olhar infantil à publicação. Ele também fez os primeiros desenhos de Kiaro, que depois ganhou os contornos da ilustradora Luciana Jorge para a publicação do e-book.

Enredo

Pensado para trazer representatividade para as crianças com necessidades complexas de comunicação e também despertar a empatia de todos em relação à comunicação alternativa, o livro começa apresentando Kiaro. Como todos os outros papagaios, ele gosta de brincar, passear de árvore em árvore e ir para escola. É lá que ele ouve os amigos conversarem sobre os mais diversos assuntos e tem vontade de também contar suas histórias, mas não consegue falar.

“Assim como as crianças que utilizam a comunicação alternativa, o Kiaro consegue apontar aquilo que deseja, mas fica triste ou nervoso por não poder se expressar como gostaria”, revele a autora. Kiaro, então, conhece uma fonoaudióloga. Uma papagaia que ensinava a usar imagens para tudo o que ele quisesse falar. “É nesse momento que Kiaro encontra suas palavras”, diz Alessandra.

A partir daí, o livro também aborda questões comuns ao universo dos pais de crianças com necessidades complexas de comunicação, como o receio de que a CSA impeça o desenvolvimento da linguagem falada. A preocupação se Kiaro vai conseguir aprender a utilizar o sistema de comunicação alternativo também é apresentada, assim como a importância de familiares e amigos também conhecerem a CSA.


“O grande objetivo do livro, que é o primeiro de uma série de cinco publicações, é fazer com que as crianças se sintam representadas e também explicar para os amiguinhos o porquê do uso das pranchas de comunicação de uma forma lúdica e divertida”, salienta a autora. Apresentado com exclusividade na última sexta-feira (19/03) para os alunos do curso online “Implementando a CSA2”, durante o módulo de “Leitura Compartilhada”, o livro emocionou quem ouviu a história.


Clique aqui para baixar o ebook!

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo