Leitura compartilhada com o mascote da Clarear




Neste mês de abril a Clarear faz 11 anos e o livro "Kiaro e Suas Palavras" completa 1 ano de lançamento! Uma das formas que encontramos de comemorar é disponibilizando uma prancha de comunicação desenvolvida especialmente para você modelar enquanto conta a história do papagaio que é o mascote da clínica!


Nas nossas redes sociais, tanto no Facebook quanto no Instagram, você encontra o vídeo da fonoaudióloga Fernanda Mendes fazendo a leitura compartilhada de "Kiaro e Suas Palavras" e - abaixo - está o arquivo da prancha de CSA para download!


prancha Kiaro e Suas Palavras
.pdf
Download PDF • 235KB

Sobre o livro


A publicação de autoria da fonoaudióloga Alessandra Buosi e seu filho Luigi Buosi, com ilustrações de Luciana Jorge, conta a história de um papagaio que usa a Comunicação Suplementar Alternativa para se expressar. O livro foi escrito com o objetivo de proporcionar representatividade para as crianças com necessidades complexas de comunicação quando o assunto é literatura.


"Todos nós aprendemos muito com os livros e nos identificamos com os personagens, desde pequenos. Meu desejo era de que isso também acontecesse com os usuários de recursos de CSA", revela Alessandra. Segundo ela, despertar a empatia de todos em relação ao uso da comunicação alternativa também é a intenção do livro, que tem 24 páginas.


A história começa apresentando Kiaro, um papagaio que gosta de brincar, passear de árvore em árvore e ir para escola. É lá que ele ouve os amigos conversarem sobre os mais diversos assuntos e tem vontade de também contar suas histórias, mas não consegue falar. “O Kiaro consegue apontar aquilo que deseja, mas fica triste ou nervoso por não poder se expressar como gostaria”, conta a autora.


Kiaro, então, conhece uma fonoaudióloga: uma papagaia que ensinava a usar imagens para tudo o que ele quisesse falar. A partir daí, o livro também aborda questões comuns ao universo dos pais de crianças com necessidades complexas de comunicação, como o receio de que a CSA impeça o desenvolvimento da linguagem falada. A preocupação se Kiaro vai conseguir aprender a utilizar o sistema de comunicação alternativo também é apresentada, assim como a importância de familiares e amigos também conhecerem a CSA.


Ainda não tem o livro ? Clique aqui para comprar o seu!

300 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo